A gestão de vendas é o processo de planejamento, formação, organização, supervisão e coordenação do time de vendas de uma empresa.
Seja se você está vendendo um produto ou um serviço, os responsáveis pelas vendas são encarregados de definir os objetivos da equipe, planejar e controlar todo o processo de vendas e, para finalizar, concretizar o negócio.
No entanto, para otimizar todo esse processo, a solução é um software de gestão comercial, que visa estruturar e organizar de maneira automatizada tudo o que envolve os serviços de compras e vendas de uma empresa.
Vale ressaltar que é um tanto complicado ter em mãos o histórico de compra de compra de cada cliente.
Portanto, continue a leitura e entenda um pouco mais sobre as funcionalidades de um software de gestão de vendas para a sua empresa!
Por que a gestão de vendas é importante?
O crescimento de uma empresa depende totalmente de sua capacidade de vender seus produtos ou serviços, o que explica porque a gestão de vendas deve fazer parte de qualquer tipo de organização.
É óbvio que um ERP para pequenas empresas é uma ferramenta indispensável, no entanto, a gestão voltada especificamente para as vendas pode fazer total diferença.
Tendo em vista que o setor de vendas de uma empresa engloba diversas ações específicas, como determinar preços, realizar os pedidos, emitir notas, acompanhar estoques, os softwares foram projetados para simplificar todo esse processo.
É isso que permite a uma empresa construir e manter uma boa relação com seus clientes.
Por exemplo, o CRM se tornou um elemento chave na estratégia de marketing de diversas empresas, já que todos os dados são digitalizados e centralizados em um só lugar.
Nesse sentido, é um sistema que garante melhor gestão de tempo, maior controle de tosos os processos e se a sua empresa tiver implementado um ERP financeiro, pode também agilizar toda a gestão financeira.
Para que serve um software de gestão de vendas?
Da mesma forma que um ERP para notas fiscais é de extrema importância para uma empresa, já que agiliza a emissão de todas as notas, um software de gestão de vendas também.
Como o nome já sugere, é uma ferramenta que ajuda as empresas a realizar a gestão de suas vendas e compras.
Ele possui diversas funcionalidades, como o controle do inventário dos produtos ou serviços, gestão dos estoques, criação de fichas de clientes e fornecedores, entre outras.
Sendo assim, a gestão de vendas atende às necessidades da empresa:
- Emissão de pedidos e notas em apenas alguns cliques. A centralização dos dados em um único local facilita consideravelmente a gestão financeira da empresa;
- Organizar o histórico de compra de um cliente;
- Limitar o risco de erro humano, por exemplo, quando uma fatura é preenchida manualmente, nenhuma empresa está livre de falhas humanas;
- Permite a empresa agir mais rapidamente no caso de esquecimento do envio de alguma nota;
- Agilizar os processos de vendas, uma vez que todos os dados dos clientes já estão digitalizados e salvos, basta inserir nos campos das notas;
- Dar à empresa de transferir os dados de vendas para um sped contábil, o que leva a um grande ganho de tempo. Isso porque as faturas de compras ou de pagamento são registradas de maneira automática;
- Ter uma visão completa e precisa sobre a atividade comercial da empresa, assim como o volume de negócios;
- Ajudar nas tomadas de decisões estratégicas.
Além disso, um software de gestão de vendas oferece uma visão clara em tempo real das entradas e saídas do estoque.
Por consequência, contar com um sistema integrado e automatizado permite às empresas ter uma real vantagem no mercado, seja seu tamanho ou setor de atividade
Em negócios, tempo é dinheiro e é justamente o que você vai ganhar com essa ferramenta, pois irá centralizar seus dados.
Agora, se você está implementando agora o sistema na sua empresa, a recomendação é contar com profissionais especializados para prestar todo o suporte, como por exemplo, uma consultoria Protheus.
Dessa forma, além de oferecer treinamento para seus colaboradores, fornecem todas as orientações, desde o momento da implementação até toda assistência técnica necessária.
Como escolher um software de gestão de vendas?
No mercado, você encontra várias soluções de gestão de vendas, porém, é importante optar por aquela que atenda ao que sua empresa precisa.
Veja alguns critérios para ajudar nessa escolha:
- Determinar e listar as necessidades de sua empresa, bem como dos vendedores;
- Definir as funcionalidades desejadas. Por exemplo, se a sua empresa não tiver um ERP para notas fiscais, é necessário que o software conte com esse recurso;
- Privilegiar uma ferramenta ergonômica, intuitiva e que garanta a segurança dos seus dados.
Embora você até encontre softwares gratuitos na internet, tenha em mente que são pouco confiáveis.
Por isso, é essencial buscar uma empresa que disponibilize um sistema com bom desempenho e melhor, atenda realmente às necessidades de sua empresa.
Vale ressaltar também a importância do sped fiscal e sped contribuições, pois são imprescindíveis para o envio de todos os documentos aos órgãos competentes.
Agora, ao contratar uma empresa especializada, você não precisa se preocupar mais com nada, pois trabalham com diversos softwares para automatizar todos os processos da empresa, o que se traduz em ganho de tempo e maior produtividade.