Um bom sistema de vendas é essencial para qualquer empresa, independentemente do porte e setor, pois é o que permite alcançar as metas de vendas estabelecidas.
Por sua vez, é uma solução tecnológica que pode ser uma grande aliada, já que contribui para a otimização de todos os processos, o que leva a uma maior produtividade.
Embora o ERP para pequenas empresas seja bastante eficaz, ter uma ferramenta mais específica, pode fazer toda a diferença.
Portanto, continue a leitura e entenda um pouco mais tudo o que a sua empresa tem a ganhar com a implementação de um software de vendas!
O que é um sistema de vendas?
Basicamente, um sistema de vendas é uma ferramenta que conta com inúmeros recursos e funcionalidades, visando automatizar uma série de tarefas, as quais demandam e mobilizam muitas horas.
Sendo assim, tudo é centralizado em um só local, tornando o processo de vendas mais assertivo, logo, maiores oportunidades de negócio.
Resumindo, é uma solução tecnológica que auxilia todas as etapas de vendas a partir da automatização de tarefas, armazenamento de dados dos clientes, controle de estoque…
Sistema de vendas: quais as vantagens de usar um software?
Antes de mais nada, os softwares de vendas são ferramentas utilizadas para facilitar a organização do trabalho das equipes no dia a dia.
Por outro lado, o sistema de vendas não é unicamente utilizado pelo time de vendas, mas por todos os setores da empresa.
Portanto, veja tudo o que a sua empresa tem a ganhar com um sistema automatizado de vendas:
Melhora do fluxo de trabalho
Quando é corretamente implementado, ele permite ganhar um tempo precioso automatizando determinadas tarefas como o planejamento, a gestão de estoques, compras, ou mesmo respondendo a uma pergunta de um outro setor da empresa.
No entanto, para colocar tudo isso em prática de forma mais eficaz possível, contar com o suporte de uma consultoria Protheus é a melhor decisão.
Simplesmente porque são profissionais especializados desde a implementação do sistema que atenda às suas necessidades até o treinamento dos colaboradores.
Aumentar a produtividade
Duas das vantagens mais importantes de um sistema de vendas são a automação e a organização.
Quanto mais tarefas são organizadas em um sistema, mais fácil será automatizá-las, o que deixa os processos ainda mais eficazes.
Juntamente com um ERP financeiro, isso leva a um aumento da produtividade em todos os domínios.
Sendo assim, ao usar um sistema para racionalizar seus processos comerciais, você vai constatar que cada equipe dedicará mais tempo para realizar seu trabalho.
Integração de dados
É uma ferramenta onde diversas tarefas e serviços se integram de maneira transparente.
Dessa forma, é possível que todos os setores transfiram seus dados para esse sistema, e assim, cada colaborador, não importa a área, possa consultá-los e utilizá-los.
Inclusive, é possível a integração com outros sistemas, por exemplo, Sped contábil e Sped fiscal.
Ou seja, as informações são integradas automaticamente com a contabilidade. Dessa forma, as notas fiscais podem ser geradas e enviadas para o cliente assim que ua venda for concluída.
Melhorar a experiência do cliente
O sistema de venda não é direcionado apenas para os processos internos da organização, mas contribui também para a melhoria da experiência do cliente.
Uma ferramenta de qualidade permite determinar quem, o que, quando e onde interagir com a experiência do cliente.
Por consequência, permite aos clientes se aproximarem da sua empresa da maneira que melhor lhes convir.
Follow-up
Outra vantagem desse programa é que permite que a equipe de vendas acompanhe todo o processo, desde o primeiro contato com o cliente até o pós-venda.
Por outro lado, uma vez que esse acompanhamento é mais próximo, ajuda na construção de uma relação mais sólida com o cliente e sua fidelização.
Controle de estoque
Outro diferencial do software de vendas é auxiliar no controle de estoque da empresa.
Portanto, ao passo que as vendas são realizadas, há a atualização automática do estoque no sistema.
Por consequência, isso permite um controle mais preciso do que entra e do que sai, servindo para realizar compras mais assertivas.
E claro, evitar a falta de um produto com alta demanda.
Comunicação entre os vendedores e o time de marketing
Com o sistema de vendas, a comunicação entre os vendedores e o time de marketing se torna mais eficaz.
Dessa forma, é possível evitar informações desencontradas, o que pode levar a erros e a decisões erradas.
Por fim, essa ferramenta também favorece a otimização do tempo dos vendedores, e assim podem focar mais nas vendas propriamente ditas.
Conclusão
Com todas essas vantagens do sistema de vendas, se a sua empresa ainda não conta com uma ferramenta automatizada, tenha em mente que pode estar perdendo ótimas oportunidades de negócio.
Vale ressaltar que um bom sistema de gestão de vendas ajuda o gestor a tomar decisões mais assertivas e fazer planejamento com maior eficácia.
Um último ponto é que como é um sistema que opera na nuvem, as informações ficam bem seguras e o acesso a elas é restrito apenas a pessoas autorizadas.