Se é a primeira vez que você está ouvindo falar sobre dashboards personalizados para análise de dados, saiba que é uma que permite aos usuários exibir, filtrar e analisar dados oriundos de várias fontes, e tudo isso em um único lugar.
Geralmente, o sistema é composto de gráficos, tabelas e outras visualizações de dados, de forma que os usuários consigam entender e interpretar tendências e padrões.
Mesmo se você já tem implementado um ERP para pequenas empresas, essa ferramenta pode ser altamente benéfica, e é justamente isso o que você vai ver aqui.
Continue a leitura e veja as vantagens dos dashboards personalizados e porque vale a pena para sua empresa!
Dashboards Personalizados para Análise de Dados onde usar?
Os dashboards personalizados para análise de dados são bastante usados em ambientes de negócios para acompanhar métricas-chave de negócio, como vendas, lucratividade e satisfação do cliente.
Eles também podem ser utilizados em outros contextos, como para monitorar o desempenho de uma campanha de marketing ou para acompanhar dados de saúde e bem-estar.
Vale destacar que os dashboards personalizados podem ser criados usando ferramentas de análise de dados ou plataformas de BI (Business Intelligence).
Geralmente permitem que os usuários personalizem as visualizações de dados e configurem alertas para serem notificados quando certos limiares ou metas forem atingidos.
No entanto, para otimizar todos esses recursos, a recomendação é contar com o suporte de consultoria Protheus, a fim de orientar quanto ao uso e aproveitamento máximo da ferramenta.
Quais os benefícios de dashboards personalizados para sua empresa?
Os dashboards personalizados para análise de dados podem oferecer vários benefícios para as empresas, entre os quais destacamos:
- Tomada de decisão baseada em dados: os dashboards personalizados fornecem uma visão e compreensão rápida e fácil dos dados relevantes para a empresa, o que ajuda na tomada de decisão mais assertiva;
- Acompanhamento do desempenho: é uma ferramenta que permite que as empresas acompanhem o desempenho de métricas-chave de negócio em tempo real, o que ajuda a identificar problemas ou oportunidades de melhoria, o que pode complementar o ERP financeiro;
- Colaboração: os dashboards podem ser compartilhados com diferentes departamentos ou equipes, o que facilita a colaboração e o alinhamento em torno de objetivos comuns;
- Customização: o sistema pode ser personalizado para atender às necessidades específicas de uma empresa, o que os torna uma ferramenta poderosa para a análise de dados e contribui para análise de outros sistemas, como o Sped fiscal e Sped contábil;
- Redução de tempo: os dados podem ser acessados rapidamente, o que pode otimizar o tempo e esforço na coleta e análise de dados.
Dashboards personalizados para análise de dados para quem é indicado?
Os dashboards personalizados para análise de dados são indicados para qualquer empresa ou organização que deseje acompanhar o desempenho de métricas-chave de negócio.
Servem também para monitorar o progresso em relação a objetivos específicos ou simplesmente ter uma visão geral dos dados importantes.
Eles são especialmente úteis para os gestores que precisam tomar decisões rapidamente e necessitam ter uma compreensão mais clara dos dados da empresa.
Além disso, os dashboards personalizados são indicados para qualquer pessoa que deseje analisar dados de várias fontes de maneira rápida e fácil.
Como dito anteriormente, os profissionais de marketing podem usar dashboards para acompanhar o desempenho de campanhas de marketing, enquanto os profissionais de saúde podem usá-los para monitorar dados de saúde e bem-estar.
Conclusão
Entendendo agora as vantagens de dashboards personalizados para análise de dados, provavelmente ficou mais claro a importância da implementação da ferramenta na sua empresa.
Além de ganho de tempo, quando se trata de tomadas de decisão mais acertadas, isso se reflete diretamente em maior produtividade, portanto, mais rentabilidade para o seu negócio!