O ERP para notas fiscais é uma prática cada vez mais frequente em empresas de todos os segmentos, pois proporciona mais segurança, automação de processos e mais importante, estar em conformidade com o Fisco.
Dessa forma, ao implementar um programa de gestão, além de otimizar o tempo e evitar erros ao preencher as notas fiscais, isso tem impacto direto na produtividade da empresa.
Uma das maiores vantagens de um ERP para empresas é a integração dos dados em um só lugar, e quanto à gestão financeira, as suas obrigações fiscais ficam sempre em dia.
Continue a leitura e entenda em detalhes as funcionalidades do ERP para notas fiscais e tudo o que a sua empresa tem a ganhar com a sua implementação!
O que é ERP para notas fiscais?
O sistema ERP para notas fiscais consiste em um software que permite a emissão de notas fiscais eletrônicas, que traz mais agilidade, segurança e ainda garante o armazenamento das notas emitidas.
Portanto, ao integrar o processo de venda à emissão da nota fiscal, traz muito mais segurança e agilidade aos processos, inclusive, o sistema é capaz de emitir diferentes notas fiscais, como NF-e, NFS-e, NFP-e, entre outras.
Vale ressaltar que toda empresa, independente de seu porte e segmento, precisa estar em dia com suas obrigações fiscais, e ao implementar um sistema ERP, sua empresa atende a todas as exigências fiscais e tributárias.
Tenha em mente que, mesmo que você já tenha feito a implementação ERP na sua empresa, é importante estar sempre atualizando e agregando novas funcionalidades.
Como funciona um sistema de notas fiscais eletrônicas?
Antes de mais nada, lembre-se que a emissão de notas fiscais é uma obrigação para que todas as empresas estejam em dia com suas obrigações perante o Fisco.
O sistema de notas fiscais eletrônicas foi desenvolvido para facilitar a emissão, bem como melhorar a fiscalização por parte do governo, e a tendência é a substituição total da emissão de notas fiscais de papel.
Inclusive, a nota fiscal eletrônica tem validade jurídica pela assinatura digital, o que simplifica as obrigações.
No caso da nota fiscal eletrônica, ela é gerada, emitida e armazenada eletronicamente, o que é possível por meio de um ERP para notas fiscais.
Seu funcionamento é simples e intuitivo, e por ser um sistema inteligente, não há a necessidade de emitir a cada vez os dados do prestador de serviços, fornecedores ou clientes.
Por consequência, além de agilizar o processo, evita a ocorrência de erros no preenchimento.
Portanto, ao contar com um sistema de gestão para notas fiscais, como todas elas ficam armazenada, é mais fácil controlar e contabilizar as operações, bem como reimprimir as notas.
Se você já faz uso do SPEED fiscal Protheus, não encontrará nenhuma dificuldade em acessar e inserir as informações.
Lembre-se sempre que a emissão de notas fiscais e seu armazenamento seguro são essenciais para a saúde fiscal das empresas, a fim de evitar problemas fiscais, os quais podem ser muito prejudiciais.
Quais as vantagens do ERP para notas fiscais para a sua empresa?
Agora que você entendeu o que é ERP para notas fiscais, confira tudo o que a sua empresa tem a ganhar:
- Automação de toda a rotina fiscal e tributária, como cálculos de impostos e tributos, fundos e recolhimentos, cumprindo as exigências do governo;
- Integração com o Sefaz e/ou Prefeituras para a entrega de notas fiscais;
- Maior produtividade, já que o preenchimento automático das notas poupa tempo, custos e falhas;
- Envio automático das notas fiscais para seu cliente;
- Poder focar nos seus resultados e não perder tempo acompanhando a emissão de notas;
- A gestão de documentos fiscais é simples e fácil;
- Monitoramento em tempo real das notas emitidas e recebidas;
- Sistema integrado com vendas, estoques e finanças;
- Maior segurança fiscal, pois seu contador terá acesso ao sistema.
Agora, como mudanças constantes ocorrem, é necessário estar sempre atualizado, a fim de que a empresa se adeque às normas.
Para isso, é altamente recomendado contar com uma consultoria Protheus, pois são especialistas que fazem esse acompanhamento, o que permite que sua empresa não sofra nenhum tipo de sanção.
Além disso, eles ajudam na implantação do sistema na sua empresa.
Talvez a maior vantagem do ERP para notas fiscais é que tudo é integrado em um só lugar, ou seja, você não precisa acessar vários sistemas.
Como o ERP possui todos os dados de entrada e saída de todos os seus produtos, insumos e afins, isso dificulta em muito os erros humanos, o que garante a assertividade dos valores declarados.
Conclusão
Ao implementar o ERP para notas fiscais na sua empresa, o sistema ajuda você com a burocracia de cálculo de impostos de suas notas fiscais eletrônicas, e assim, cumprir todas as exigências fiscais.
Por fim, ao integrar tudo dentro de um ERP, você simplifica a sua rotina e aumenta seus resultados!