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SPED Contribuições o que é?

O SPED Contribuições, também chamado de EFD Contribuições, integra o Sistema Público de Escrituração Fiscal, que possibilita o envio de dados para a Receita.

Vale lembrar que o SPED foi criado em 2008, fazendo parte do Programa de Aceleração do Crescimento, e desde então tem sido usado por muitas empresas.

De uma forma resumida, o SPED unifica todas as escriturações contábeis e fiscais, as quais são enviadas eletronicamente.

Se você ainda não fez a implementação ERP na sua empresa, continue a leitura e entenda mais o que é e suas principais vantagens!

SPED Contribuições o que é?

Como já mencionado, o SPED Contribuições faz parte do Sistema Público de Escrituração Fiscal, que permite o envio de dados ao governo, tais como:

  • PIS/PASEP;
  • COFINS;
  • CPRB;
  • Valores retidos na fonte;
  • Quaisquer operações ou documentos geradores de receitas e créditos das contribuições;
  • Documentos e operações referentes a despesas, custos e aquisições.

Desde 2011, a EFD-Contribuições (Escrituração Fiscal Digital) passou a contemplar também a escrituração digital da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta.

Por fim, o arquivo deverá ser validado, assinado digitalmente e transmitido via internet.

Enfim, o EFD-Contribuições busca promover a integração do fisco federal, estadual e municipal, assim como integrar todo o processo de escrituração fiscal, substituindo o documento em papel por documento eletrônico.

Qual a diferença entre SPED Contribuições e SPED Fiscal?

Para você entender a diferença, vamos explicar primeiro o que é SPED Fiscal Protheus:

O sistema permite o armazenamento de todos os registros fiscais, como escrituração e apuração do ISS, ICMS, IPI, além de inventário físico, controle da produção e estoque, entre outras informações.

Ou seja, a Escrituração Fiscal Digital é um arquivo formado por escriturações de documentos fiscais e dos registros relativos ao período de apuração dos impostos.

Assim, a principal diferença entre o SPED Contribuições e o SPED Fiscal é que, enquanto o primeiro refere-se ao envio de todos os dados sobre contribuições, o segundo é relativo às informações fiscais da empresa.

Como funciona?

A empresa, a partir de sua base de dados, deverá gerar um arquivo digital conforme o que foi estabelecido pela Secretaria da Receita Federal (RFB).

Sendo assim, deverá informar toda a documentação fiscal e operações associadas à incidência de contribuições sociais, dos créditos da não-cumulatividade, assim como a Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta.

Esse arquivo deverá ser importado e validado pelo Programa Validador e Assinador, disponibilizado na página do SPED e da Receita Federal.

Por mais que seja simples enviar essas informações, algumas empresas têm optado por solicitar o suporte de especialistas, como a consultoria Protheus, principalmente para treinar os colaboradores.

O SPED Contribuições deve ser transmitido mensalmente ao SPED até o 10º dia útil do 2º mês subsequente ao que se refira a escrituração.

Tenha em mente que o não cumprimento ou omissões pode gerar multas para a empresa.

Quais as vantagens do SPED Contribuições para as empresas?

O SPED Contribuições traz muitos benefícios para as empresas, entre os quais destacamos:

  • Redução de custos, já que não é necessário a emissão e armazenamento de documentos em papel;
  • Promoção da sustentabilidade por conta da eliminação do papel;
  • Padronização das informações;
  • Rapidez no acesso às informações;
  • Maior produtividade do auditor em razão da eliminação de etapas para a coleta de arquivos;
  • Simplificação e otimização dos processos, o que se reflete em ganho de tempo;
  • Melhoria na qualidade das informações;
  • Menos risco de erros;
  • Redução do tempo gasto com a presença de auditores fiscais;
  • Combate à sonegação.

Portanto, esses motivos são mais do que suficientes para mostrar a importância da EFD-Contribuições.

Como implementar o SPED na sua empresa?

Para obter todos os benefícios acima, é necessário que a empresa conte com as ferramentas adequadas que auxiliem o dia a dia do negócio, e mais importante, que permita à empresa cumprir suas obrigatoriedades.

Sendo assim, para implementar o SPED na sua empresa, é preciso o uso de um software projetado para gerar o arquivo.

No entanto, além de implementar o SPED, vale muito a pena conhecer o ERP para pequenas empresas, que ao otimizar e integrar os processos, tem reflexo em mais produtividade e melhores resultados.

Por outro lado, como o nosso sistema tributário é um tanto complexo, a recomendação é contar com o auxílio de profissionais que possuem o know-how nesse assunto.

Conclusão

Agora que ficou mais claro o que é o SPED Contribuições, como funciona e os benefícios para empresas, é importante saber que todas as empresas terão que se adaptar, ou seja, enviar as informações por meio digital.

No entanto, é necessário que a empresa esteja munida de ferramentas atualizadas, além dos profissionais da área dominarem a parte funcional e operacional.

Por isso, é aconselhável contar com a ajuda de profissionais qualificados, desde a implementação do sistema até treinar os colaboradores, que é o que garante que todos os dados serão enviados corretamente.

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